Coreia: Lingua Coreana.

Annyeonghaseyo (안녕하세요) queridos leitores,

A coreia é a parte que eu particularmente mais admiro, acho que é pelo fato de meu estilo musicas preferido ser K-Pop e meus maiores idoso serem Coreanos, mas emfim, resolvi mostrar um pouco sobre a língua Coreana, pois apesar das linguás asiáticas parecer todas iguais, cada região possui sua linguagem oficial e também contam com as algumas características que as diferenciam das outras. Vamos começar ?


Até o Séc. XV era utilizado na Coreia comente o Hanja que nada mais é do que os caracteres coreanos que vieram emprestado do Hanzi (Caracteres Chineses) que ao ser introduzido na língua coreana fora alterado sua pronuncia e também acrescentado alguns traços a mais. Somente em 1443 foi criado pelo Rei SeJong, o Grande (Quarto rei da Dinastia Choson) um alfabeto único da Coreia chamado de Hangul que no inicio foi rejeitado por alguns letristas que diziam achar mais sofisticado utilizar os caracteres chineses, sendo assim este alfabeto foi introduzido na Coreia somente em 1446. Para os Coreanos a gramatica é de extrema importância, obedecem assim a um esquema gramatical hierárquico, onde substantivos, pronomes, terminações verbais  e outras classes gramaticais que indicam superioridade são utilizadas para pessoas que possuem um nível hierárquico superior que geralmente são os mais velhos, patrões e professores. 

O Hangul é composto por 14 consoantes (ㄱ[k/g] ㄴ[n] ㄷ[t/d] ㄹ[r/l] ㅁ[m] ㅂ[p/b] ㅅ[s] ㅇ[ng] ㅈ[ch/j] ㅊ[ch] ㅋ[kh] ㅌ[th] ㅍ[ph] ㅎ[h]) e 10 vogais (ㅏ[á] ㅑ[yá] ㅓ[ó] ㅕ[yó] ㅗ[ô] ㅛ[yô] ㅜ[ú] ㅠ[yú] ㅡ[eu] ㅣ[í]) totalizando 24 letras, constituído de palavras silabarias onde cada bloco silábico pode ser composto de 2 a 5 letras.

Alfabeto Coreano


Teclado Coreano




0 comentários:

Postar um comentário

 

Total Pageviews

Blogger templates

Search