China: Culinaria Chinesa

Ni Hao (你好) querido leitores.

Hoje falaremos sobre a culinária Chinesa, a qual me encanta muito. Iremos descobrir ao longo deste post os segredos e encanto desta culinária que encanta a qualquer um que descobre ou até mesmo aprecia a degustação do mesmo. 

Com seu grande valor social, os chineses acreditam que a refeição deve ser em primeiro lugar uma experiencia conjunta e traduzir a cooperação que existe entre os familiares e amigos. Sendo assim em cada refeição as pessoas servem umas as outras em pequenas porções comendo esta refeição com Hashi's (Palitinhos), que segundo os Chineses tornam a comida muito mais tradicional do que os famoso e tradicionais garfos e facas, sendo que a comida já chegam a mesa cortada em pequenos pedaços para que não seja necessário o uso de facas, este instrumento é utilizado exclusivamente pelos cozinheiros e auxiliares. A China dispõe de 1/12 avos das terras cultiváveis do Planeta e seus alimentos são utilizados para alimentar quase 1/4 da população Mundial. 
Um banquete tipico consiste em quatro pratos de entrada, seis a oito pratos principais e um prato de petiscos e sobremesa. Em uma mesa redonda, todos os pratos são dispostos de uma só vez e costuma conter sopas, arroz, pastas ou pão, verduras, carnes, aves ou pescados cozidos em diferentes técnicasA cor, o Aroma e o sabor dividem a mesma importância no preparo de cada prato, os ingredientes que contribuem para o aroma são: alho-poró, gengibre fresco, alho, pimenta, vinho, anis, canela em pau, óleo de gergelim, cogumelos chineses pretos frescos, entre outros.
Um segredo da culinária Chinesa é o fato de ela estar baseada na concepção filosófica do Yin e Yang, os dois polos opostos que se juntam para formar a unidade harmoniosa. Um refeição para ser harmoniosa dever conter um prato doce (Yin) e outro salgado (Yang) ou um frio (Yin) e outro quente (Yang) ou até mesmo um macio (Yin) e outro crocante (Yang), onde o quadro final resulta em um saboroso banquete para todos os gostos. Além do conceito Yin e Yang existem também o conceito dos 5 elementos, os Chineses acreditam estarmos cercados por 5 campos de energia sendo eles eles fogo, madeira, terra, metal e água e para que a alimentação seja totalmente balanceada deve ser necessário 5 sabores, doce, salgado, acido, amargo e picante. A culinária Chinesa nunca teve como fim meramente alimentar, mas visa também manter e criar o bem estar do corpo, a profilaxia e mesmo a cura de certas doenças. Embora possua uma base comum, é possível  separar a culinária Chinesa em quatro grandes regiões:

- Região Norte (Incluindo Pequim): Caracteriza-se principalmente pela importância da massas e frituras, talharim, pastéis, bolinhos de carne, etc.



- Região Central (Shangai): Caracteriza-se pela manipulação de peixes. 


- Interior (Sichuan): Caracteriza-se pelo Doce.



- Região Sul (Cantão): Caracteriza-se pelos mistura de todos os elementos, onde animais de estimação como cachorro, gato, cobra e macaco vão para o prato.




Além do arros, cultiva-se o trigo que no norte do pais vira finos macarrões, pasteis recheados, bolos e tortinhas. O grãos de soja ganha a forma de queijo (Tofu), leite, óleo, molho de soja, pasta e entra como ingrediente principal em muitas receitas. Os vegetais são poucos, mas muito bem aproveitados, nunca ausentes em uma refeição, acelga, brócolis  abobrinha, repolho chinês, broto de bambu, broto de feijão, pepino e cogumelos secos. Há pouquíssimas variedades de frutas, que são, além do mais, caras. As frutas nativas são kiwi, tangerina, damasco e melão de inverso. Peixes de água doce e salgadas, frutos do mar e algas são consumidos em abundancia.

Alguns pratos típicos Chineses:




Chun Juan (Rolinho da Primavera): É frito, feito com legumes da primavera enrolados numa capa de farinha de trigo. Tradicionalmente, serve-se a comida na primavera, hoje em dia é servido em todas as estações com molho agridoce.









- Tofu Recheado: Tofu  recheado com carne e verduras cozidas.








-  Camarão Trovão: Camarão com molho de tomate pouco apimentado. Quando jogado em cima do biscoito de arroz para ser servido, reproduz o som de trovão e chuva.







Por hoje é só, espero que tenham gostado de descobrir mais sobre a culinária Chinesa.

Kisses (=



0 comentários:

Postar um comentário

 

Total Pageviews

Blogger templates

Search